Trader X Investidor – Mestre Trader

Trader X Investidor

Avanço no Tópico:

Aqui na escola do Mestre Trader, você vai aprender como melhorar o seu padrão de vida financeiro fazendo Trading. Para isso, precisamos que você entenda a diferença básica entre “fazer Trading” e investir.

Trading é uma palavra inglesa que quando traduzida para português significa troca ou negócio, ato de comprar e vender produtos e/ou serviços. Com essa tradução você entende por que “Mestre Trader” e não “Mestre trocador” ou “Mestre Negociador”. Esta é uma daquelas palavras que não se traduz bem para nossa língua.

O profissional chamado Trader é aquele que compra e vende itens negociáveis no mercado financeiro com o único e simples objetivo de GERAR LUCRO. Grande parte desses Traders é formada por aquele pequeno investidor, que na maioria vezes, está operando com capital próprio, em uma plataforma online e tomando suas próprias decisões, buscando gerar um retorno financeiro, proveniente do risco assumido ao entrar em uma operação.

Se você é completamente novo nesse mercado, deve estar pensando: “Mas o investidor faz exatamente a mesma coisa”. Você está correto. A verdade, é que o objetivo dos dois é sempre o mesmo: fazer o seu dinheiro se transformar em ainda mais dinheiro. Fórmula essa, utilizada por praticamente TODOS ricos e milionários do mundo. Apenas a forma com que abordam o mercado são diferentes. E hoje em dia, você não precisa necessariamente, ter uma fortuna disponível para começar.

O Investidor, para os que ainda não conhecem, é aquele indivíduo que se preocupa com a saúde financeira da empresa, ou mercado que está interessado. Ele está mais comprometido com o ativo. Quando ele compra uma ação, entende quais são os produtos vendidos, os serviços oferecidos e a qualidade da administração. Ele olha cuidadosamente os balanços financeiros, investe tempo conhecendo os fatores fundamentais que influenciam a indústria, e considera sua possibilidade de retorno em longo prazo. Talvez um pouco longo demais, pois nos dias de hoje, com a velocidade da transmissão de informação, nós sabemos que os mercados variam muito mais rápido, dando oportunidades de obter retorno em sua ascensão e também em sua queda. Estratégias como “Comprar e Segurar”, que deixou muita gente rica no passado, hoje já não funcionam mais.

Vamos ver esse caso na prática. Em exemplos recentes, temos a empresa Tesla Motors [TSLA]. Se o investidor adquirisse ações da Tesla em setembro de 2013 por aproximadamente 190 dólares por ação, ele já teria visto o mercado ultrapassar $250 por ação diversas vezes e inclusive, cair abaixo de $150.

Veja o exemplo no gráfico abaixo da empresa Tesla Motors de agosto de 2013 até junho de 2016:

 

Observando o mesmo gráfico, porém buscando as oportunidades onde elas se encontram, está o Trader, que simplesmente entra no mercado com intenção de gerar lucro, especulando na direção seja ela qual for. Isso envolve compra e venda do ativo. Ele pode comprar se acha que o preço vai subir no futuro ou vender a descoberto, se acha que o preço irá cair. Isto dá ao Trader maior flexibilidade em termos do que fazer, de acordo com a situação atual do mercado. (Falaremos mais sobre como é possível vender algo que você não possui nos próximos capítulos). Com essa flexibilidade, o Trader pode abrir e fechar operações em termos de minutos ou até segundos. Para obter melhores resultados, o Trader utiliza de formas técnicas para identificar “padrões gráficos”, e entrar no mercado no momento correto.

No Gráfico acima, podemos ver que, mesmo com uma simples estratégia de cruzamento de Medias Móveis de 30 e 10 períodos (que será abordada com detalhes no futuro), o Trader teve diversas oportunidades de gerar lucro, enquanto o Investidor teria visto apenas um pequeno incremento de $190 por ação a aproximadamente 220 por ação.

É claro que as duas modalidades são válidas em termos de acumular riquezas, mas Trading é uma forma mais dinâmica e atual de abordar os modernos mercados financeiros.

Mercado Financeiro inclusive, é uma palavra muito utilizada em nossa jornada. Mas afinal, o que é isso? O que ele come? Será que ele dorme a noite? Veja isso e muito mais no próximo tópico.


     

Aviso legal: A página mestretrader.com é apenas para uso educacional. A Mestre Trader Limited e todas as empresas associadas se reservam o direito de negar qualquer pedido para participar de cursos educacionais fornecidos pela Mestre Trader e empresas associadas se o material do curso for considerado inadequado devido ao domicílio do participante proposto ou por qualquer outro motivo. Membros e estudantes da Mestre Trader Limited são responsáveis por seus próprios investimentos e suas próprias contas. Toda opinião, novidade, pesquisa, análise, preços ou outras informações contidas neste site ou qualquer outro material fornecido pelo Mestre Trader e empresas associadas ou empregados são fornecidos como comentários gerais do mercado e não constituem conselhos de investimento ou solicitação para comprar ou vender qualquer contrato de câmbio, contrato de diferença ou títulos de qualquer tipo - não leva em consideração suas circunstâncias pessoais, não troque ou invente com base exclusivamente nessas informações. Ao visualizar qualquer material ou usar as informações contidas neste site, você concorda que este é material de educação geral e você não responsabilizará nenhuma pessoa ou entidade por perdas ou danos resultantes do conteúdo ou informações gerais fornecidas aqui pelo Mestre Trader, seus funcionários, diretores ou colegas. Futuros, opções e negociação em mercados alavancados têm grandes recompensas em potencial, mas também grandes riscos. Você deve estar ciente dos riscos e disposto a aceitá-los para negociar nos mercados de futuros, câmbio e opções. Não negocie com dinheiro que não pode perder. Este site não é uma solicitação nem uma oferta de futuros de compra / venda, forex, cfd's, opções ou outros produtos financeiros. Nenhuma representação está sendo feita de que qualquer conta será ou provavelmente conseguirá lucros ou perdas semelhantes às discutidas em qualquer material neste site. O desempenho passado de qualquer sistema ou metodologia de negociação não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Para evitar qualquer dúvida, o Mestre Trader e quaisquer empresas associadas, ou funcionários, não se mantêm como Assessores de Negociação de Mercadorias (CTAs). Dada essa representação, todas as informações e materiais fornecidos pela Mestre Trader e por qualquer empresa associada, ou funcionários, são apenas para fins educacionais e não devem ser considerados conselhos de investimento específicos.