Tipos de Ordens – Mestre Trader

Tipos de Ordens

Em Trading, quando você abre ou fecha uma operação, você dá uma “ordem”. É algo que você está ordenando a corretora fazer. Considere ordem como uma instrução para comprar ou vender determinado ativo financeiro.

Entrar em um mercado envolve muito mais do que simplesmente apertar um botão de compra ou de venda para abrir a operação imediatamente. É claro, essa é a forma de ordem mais simples, mas considerando que nem todos os Traders podem passar o dia na frente de seu monitor, esperando o momento exato para apertar o botão, existem outras formas de dar uma ordem a corretora.

Para proteger seu dinheiro de quedas ou derrapagens, você precisa utilizar de outros tipos de ordem. A boa notícia é que essas ordens em geral estão disponíveis em sua plataforma e você não paga mais nada por isso.

Vamos ver quais são os diferentes tipos de ordem:

 

Ordem a mercado (Market Order)

Na ordem a mercado, o Trader deseja abrir imediatamente uma posição de compra ou venda a preço corrente. É quando você abre a plataforma, e simplesmente aperta o botão de comprar ou vender. É como comprar algo online. Você vê o produto, aceita o preço e clica em comprar.

A sua ordem será processada imediatamente, desde que o mercado tenha liquidez suficiente, ou seja, desde que existam compradores e vendedores suficientes.

Quando uma ordem é aceita pelo provedor de liquidez, dizemos que ela foi preenchida.  Essa ordem pode ser tanto uma que fechou uma posição existente, ou que abriu uma nova.

Ordem Pendente (Pending Order)

O Trader abre uma ordem pendente quando ele deseja comprar ou vender a um determinado preço que ainda não foi atingido.

Ao contrário da ordem de mercado, onde você apenas aperta um botão; na ordem pendente você precisa especificar o preço desejado. Se o preço for atingido, a ordem é preenchida, se não, nada acontece e você não paga nada por isso.

Ordens pendentes são uma ótima forma de  diminuir o risco de derrapagem.

Esse tipo de ordem, é dividida entre Ordens Limitadas e Ordens Stop.

 

Ordem Limitada (Limit Order)

Uma ordem limitada é uma ordem para comprar ou vender o ativo a um preço selecionado pelo Trader. Ela é dada para comprar (buy limit) a preço abaixo do mercado ou vender (sell limit), a um preço acima do mercado.

Por exemplo, os preços da ação da empresa Abacaxi Ltda estavam em $15.25. Após fazer suas analises, o Trader decidiu que se os preços chegassem em 17.00, essa seria uma boa hora para vender 100 ações.

Como o Trader não quer passar o dia na frente do computador esperando que isso aconteça, ele dará uma ordem Limite de venda de 100 ações ao preço de $17,00. Se os preços subirem e atingirem esse valor, a ordem será automaticamente preenchida e o Trader terá 100 contratos de venda. Se os preços não chegarem a 17,00, nada acontecerá. A corretora não irá lhe cobrar uma taxa e você segue sua vida normal sem uma nova operação aberta.

Repare que neste caso, o Trader estava esperando uma “reversão” dos preços.

 

Ordem Stop (Stop Order)

Uma ordem stop é uma ordem pendente para comprar ou vender o ativo a um preço selecionado pelo Trader. Ela é dada para comprar (buy stop) a preço acima do mercado, ou vender (sell stop) a um preço abaixo do mercado.

Seguindo o mesmo exemplo da Abacaxi Ltda, com o preço atual em $15,25, se o Trader decidisse que 17,00 seria uma boa hora de comprar, ele iria abrir uma ordem stop de compra em $17,00.

Deu para notar a sutil diferença entre a ordem limite e ordem stop.

Na ordem Limite o Trader está esperando uma reversão, enquanto na ordem Stop, o Trader está operando na mesma direção do mercado.

Nós mostraremos isso na prática, em nossas aulas sobre a plataforma do Trader

 

Ordens Stop Loss

Repita comigo 10 vezes. Eu irei utilizar Stop Loss em TODAS as minhas operações. Eu irei utilizar Stop Loss em TODAS as minhas operações.

Ótimo. Familiarize-se com esta ordem antes mesmo de conhece-la, pois na opinião do Mestre, ela é a mais importante de todas.

O Stop loss é a sua perda máxima. Ele é ligado a uma operação aberta que será fechada (geralmente com prejuízo). É o ponto onde o Trader diz: “Ok, eu errei e vou sair dessa operação antes que o prejuízo seja maior”.

É através do stop loss que você irá limitar suas perdas.

Pergunta: Mestre, Se o meu Stop loss estiver dentro de um Gap, ele será acionado no preço escolhido?

Resposta: Não. Seu stop loss será acionado no próximo preço disponível, pois não houve negociação no gap. Aquela área foi “saltada”.

 

Além de todas essas ordens convencionais, ainda existem algumas outras mais “estranhas”:

 

Boa até ser cancelada (good till cancelled)

Essa ordem permanece ativa até que o Trader decida cancelá-la. Para que esta ordem seja cancelada, você deve solicitar a sua corretora.

Boa para o dia (good for the day)

Essa ordem permanece ativa até o fim do dia. Observe que dependendo da corretora, isso pode significar horários diferente.

Uma cancela a outra (One cancels the other)

Essa ordem, também conhecida como OCO permite que o trader abra diversas ordens simultaneamente. Quando uma ordem é preenchida, as ordens remanescentes são canceladas.

Uma ativa a outra (One triggers the other – OTO)

Com essa ordem, você pode entrar em uma operação e simultaneamente ativar uma segunda ordem, que é condicionada ao preenchimento da primeira. Nesse tipo de ordem, você está na verdade abrindo duas ordens em uma.

Não se preocupe em decorar o nome de todas essas ordens. 99% das vezes, o trader dará uma ordem a mercado ou uma ordem pendente. Para fortalecer o conhecimento, vamos dar exemplos práticos de ordens em nosso curso sobre a plataforma MT4.





     

Aviso legal: A página mestretrader.com é apenas para uso educacional. A Mestre Trader Limited e todas as empresas associadas se reservam o direito de negar qualquer pedido para participar de cursos educacionais fornecidos pela Mestre Trader e empresas associadas se o material do curso for considerado inadequado devido ao domicílio do participante proposto ou por qualquer outro motivo. Membros e estudantes da Mestre Trader Limited são responsáveis por seus próprios investimentos e suas próprias contas. Toda opinião, novidade, pesquisa, análise, preços ou outras informações contidas neste site ou qualquer outro material fornecido pelo Mestre Trader e empresas associadas ou empregados são fornecidos como comentários gerais do mercado e não constituem conselhos de investimento ou solicitação para comprar ou vender qualquer contrato de câmbio, contrato de diferença ou títulos de qualquer tipo - não leva em consideração suas circunstâncias pessoais, não troque ou invista com base exclusivamente nessas informações. Ao visualizar qualquer material ou usar as informações contidas neste site, você concorda que este é material de educação geral e você não responsabilizará nenhuma pessoa ou entidade por perdas ou danos resultantes do conteúdo ou informações gerais fornecidas aqui pelo Mestre Trader, seus funcionários, diretores ou colegas. Futuros, opções e negociação em mercados alavancados têm grandes recompensas em potencial, mas também grandes riscos. Você deve estar ciente dos riscos e disposto a aceitá-los para negociar nos mercados de futuros, câmbio e opções. Não negocie com dinheiro que não pode perder. Este site não é uma solicitação nem uma oferta de futuros de compra / venda, forex, cfd's, opções ou outros produtos financeiros. Nenhuma representação está sendo feita de que qualquer conta será ou provavelmente conseguirá lucros ou perdas semelhantes às discutidas em qualquer material neste site. O desempenho passado de qualquer sistema ou metodologia de negociação não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Para evitar qualquer dúvida, o Mestre Trader e quaisquer empresas associadas, ou funcionários, não se mantêm como Assessores de Negociação de Mercadorias (CTAs). Dada essa representação, todas as informações e materiais fornecidos pela Mestre Trader e por qualquer empresa associada, ou funcionários, são apenas para fins educacionais e não devem ser considerados conselhos de investimento específicos.