Tipos de Gráficos mais utilizados – Mestre Trader

Tipos de Gráficos mais utilizados

Avanço no Tópico:

Em todas as nossas analises, nós iremos utilizar gráficos. Eles são representações visuais de informações. Quando estamos falando de um gráfico financeiro, nós temos duas informações essenciais: Preço e Tempo.

Portanto, os gráficos estudados irão nos dizer, como os preços oscilaram em relação ao tempo.

Um gráfico pode vir em diversas formas, e as mais utilizadas no Mercado financeiro são:

  • Gráfico de Barras
  • Gráfico de Linhas
  • Gráfico de Velas Japonesas

Todos esses gráficos possuem dois eixos. No eixo X, que é a linha horizontal, temos o Tempo, e no eixo Y, que é a linha vertical, podemos observar os Preços.

A forma correta de ler esse gráfico, é da esquerda para a direita, de forma que à direita você possui os dados mais recentes, enquanto a esquerda os dados mais antigos.

Nós vamos ensinar como é formado cada um desses gráficos e qual o favorito absoluto entre Traders:

Gráfico de linhas:

O mais básico entre os três. Esse tipo de gráfico traça uma linha entre um preço de fechamento (ultimo preço operado durante o período), até o próximo fechamento. Quando ligados os pontos, podemos ver o movimento geral dos preços de determinado item ao longo do tempo. Esse gráfico, apesar de sua fácil compreensão, não possui todas as informações necessárias para o Trader como pontos máximos, mínimos e preços de abertura. O gráfico de linhas, é comumente utilizado para visualizar tendências em um determinado período de tempo.

Gráficos de linhas são desenhados, de modo que os dados independentes estejam no eixo horizontal X (nesse caso, tempo), e os dados dependentes estejam no eixo vertical Y (dinheiro).

Gráfico de barras:

Uma das formas mais populares de análise gráfica no passado, era o gráfico de barras. Um gráfico de barras é um pouco mais complexo que o de linhas. Ele mostra os preços de abertura, fechamento e também, o preço mais alto e o mais baixo atingido naquele período.

A parte inferior da barra vertical indica o preço mais baixo do período, enquanto o topo da barra  indica o preço mais caro pago por aquele ativo. O preço de abertura é mostrado através de uma pequena linha horizontal ao lado esquerdo da barra, enquanto o preço de fechamento é a pequena linha horizontal a direita da barra.

Cada barra representa um período, quer seja um dia, uma semana, uma hora ou apenas 1 minuto.

Em um gráfico diário por exemplo, cada barra representa o ponto de abertura, o ponto mínimo, máximo e de fechamento de um dia em particular. Um gráfico de barras semanal irá possuir uma semana por barra, baseado na abertura de segunda, no fechamento de sexta, e nas máximas e mínimas atingidas pelo preço naquela semana.

 

Gráficos de Velas Japonesas:

Também chamado de Candlesticks, esse tipo de gráfico originado no Japão e trazido para o Ocidente por “Steve Nison”, é considerado o favorito entre Traders, devido sua facilidade em visualizar quem está vencendo a batalha entre compradores e vendedores.

De acordo com Steve Nison, esse tipo de gráfico primeiro surgiu por volta do séc. XVII, como forma de análise da oferta e demanda de Arroz. Nessa época os mercados já eram altamente influenciados pelas emoções dos Traders.

Repare que o formato do gráfico nos lembra uma vela com o seu pavio.

Esse é o nosso tipo favorito de gráfico por conter de uma forma fácil de visualizar, todas as informações contidas no gráfico de barras, que são: abertura, fechamento, máximo e mínimo, com a diferença para o destaque da relação entre abertura e fechamento, representada aqui pelo “corpo” da vela. Assim como o gráfico de barras, cada vela representa um período.

Uma vela é basicamente composta pelo seu corpo, que é a barra ou a parte sólida da vela e o seu pavio, também chamado de sombra ou cauda.

A sombra da vela, representa a extensão total atingida pelos preços durante o período (máximo a mínimo) enquanto a barra, ou corpo da vela, representa os preços de abertura e fechamento.

  • Se o ponto de abertura está abaixo do ponto de fechamento, temos uma vela de Alta, que em geral é representada pelo corpo branco ou verde.
  • Se o ponto de abertura está acima do ponto de fechamento, significa que os preços caíram e nós temos uma vela de Baixa, representada por um corpo preto ou vermelho.

Olhando para esse gráfico, um Trader pode imediatamente identificar a relação entre preço de abertura e fechamento, e também, o alcance total dos preços naquele período.

Para quem nunca viu esse tipo de gráfico antes, pode parecer um pouco complicado, mas com o tempo você verá que ele é muito intuitivo. O nosso objetivo como Traders é entender, de acordo com as velas formadas, o que o mercado está querendo nos dizer, para podermos agir de acordo.

Nós estudaremos em detalhes essas velas e suas formações nos próximos capítulos.

Agora é hora de “pagar” pelo curso Trading 101- A base de Trading. O Mestre é tão honesto e confiante que deixou para cobrar somente na metade do curso. Mas calma, não queremos seu dinheiro. Da mesma forma que Google, Facebook, Candy Crush e Farm Ville, o Mestre Trader possui métodos alternativos de pagamentos.

Para continuar, basta convidar um amigo para assistir nosso curso e se beneficiar da mesma informação que você:

Seu Nome
Nome do Amigo
Email do amigo
Telefone do Amigo

 

 

Após o envio, você retornará a esta mesma pagina. Clique “continuar” para para acessar a próxima aula


     

Aviso legal: A página mestretrader.com é apenas para uso educacional. A Mestre Trader Limited e todas as empresas associadas se reservam o direito de negar qualquer pedido para participar de cursos educacionais fornecidos pela Mestre Trader e empresas associadas se o material do curso for considerado inadequado devido ao domicílio do participante proposto ou por qualquer outro motivo. Membros e estudantes da Mestre Trader Limited são responsáveis por seus próprios investimentos e suas próprias contas. Toda opinião, novidade, pesquisa, análise, preços ou outras informações contidas neste site ou qualquer outro material fornecido pelo Mestre Trader e empresas associadas ou empregados são fornecidos como comentários gerais do mercado e não constituem conselhos de investimento ou solicitação para comprar ou vender qualquer contrato de câmbio, contrato de diferença ou títulos de qualquer tipo - não leva em consideração suas circunstâncias pessoais, não troque ou invista com base exclusivamente nessas informações. Ao visualizar qualquer material ou usar as informações contidas neste site, você concorda que este é material de educação geral e você não responsabilizará nenhuma pessoa ou entidade por perdas ou danos resultantes do conteúdo ou informações gerais fornecidas aqui pelo Mestre Trader, seus funcionários, diretores ou colegas. Futuros, opções e negociação em mercados alavancados têm grandes recompensas em potencial, mas também grandes riscos. Você deve estar ciente dos riscos e disposto a aceitá-los para negociar nos mercados de futuros, câmbio e opções. Não negocie com dinheiro que não pode perder. Este site não é uma solicitação nem uma oferta de futuros de compra / venda, forex, cfd's, opções ou outros produtos financeiros. Nenhuma representação está sendo feita de que qualquer conta será ou provavelmente conseguirá lucros ou perdas semelhantes às discutidas em qualquer material neste site. O desempenho passado de qualquer sistema ou metodologia de negociação não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Para evitar qualquer dúvida, o Mestre Trader e quaisquer empresas associadas, ou funcionários, não se mantêm como Assessores de Negociação de Mercadorias (CTAs). Dada essa representação, todas as informações e materiais fornecidos pela Mestre Trader e por qualquer empresa associada, ou funcionários, são apenas para fins educacionais e não devem ser considerados conselhos de investimento específicos.