Slippage – Mestre Trader

Slippage

Quando você abre uma operação a preço de mercado, especialmente em momentos de alta volatilidade ou de alta liquidez, existe o risco de que o preço esperado, e o preço que na verdade a trade foi executada, seja diferente. Essa diferença é chamada de slippage, ou derrapagem.

Por exemplo, você deseja abrir uma operação de um lote em EUR/USD e o preço atual de compra é de 1,1000. Esse é o preço informado quando você clica no botão “comprar”. Porém, por algum motivo, os preços moveram tão rápido que sua corretora não consegue mais fazer o negócio a 1,1000 e abre a operação a 1,1002.

Nesse exemplo, houve uma derrapagem de 2 pontos.

Slippage faz parte do dia a dia de Trading, e não deve ser visto como algo essencialmente ruim. Um Mestre Trader sabe ouvir o mercado, e a derrapagem pode nos dizer muito sobre o que está acontecendo com os preços.

Quando enviamos uma ordem para a o provedor de liquidez ou banco, elas são executadas pelo melhor preço disponível, quer seja este preço acima ou abaixo do preço solicitado.

Dependendo das condições de mercado, a ordem pode ser preenchida a uma taxa mais favorável (derrapagem positiva) ou taxa menos favorável (derrapagem negativa).

Imagine no exemplo anterior, que ao comprar EUR/USD por 1,1000, você teve uma derrapagem positiva (a seu favor) de 7 pips. Nesse caso então, o preço no qual a operação foi executada foi 1,0993.

A princípio, pode parecer atrativo, já que você conseguiu comprar mais barato do que queria. Mas esta derrapagem, pode te mostrar que a maior pressão a curto prazo nos preços, pode estar vindo do lado dos vendedores.

Slippage também pode acontecer ao investir em mercado com pouca liquidez. Imagine se você estivesse investindo em uma ação de baixa liquidez. Como o número de ações disponíveis ao público é mais baixo, até mesmo a sua operação (dependendo do tamanho) pode ser responsável pelo movimento dos preços.

Corretoras de baixa qualidade também são responsáveis por excesso de slippage. Muitas vezes, estas empresas, oferecem spreads ridiculamente baixos, mas possui uma execução de ordens super  lenta, gerando slippage em quase toda trade. Você pode até salvar alguns dólares em comissão, mas no fim, irá pagar centenas de dólares a mais na derrapagem.

Como controlar os efeitos negativos da derrapagem?

Você não pode eliminar por completo a chance de derrapagem, mas pode diminuir a frequência com que ela acontece tomando algumas precauções:

  • Evite operar em momentos de alta volatilidade, como os principais anúncios de notícias ou durante divulgação de dados econômicos importantes;
  • Abra suas ordens através de ordens pendentes;
  • Ao abrir sua conta, procure por corretoras com alta velocidade em processamento de ordens.
  • Não opere em computadores lentos. Lembre-se, sua máquina também é responsável pela velocidade na transmissão de informações.
  • Dê preferência a mercados com alta liquidez. Evite operar em mercados com baixa liquidez;

 

Agora que você aprendeu a derrapar com classe, clique em continuar para conhecer os animais mais importantes no mundo de Trading.


     

Aviso legal: A página mestretrader.com é apenas para uso educacional. A Mestre Trader Limited e todas as empresas associadas se reservam o direito de negar qualquer pedido para participar de cursos educacionais fornecidos pela Mestre Trader e empresas associadas se o material do curso for considerado inadequado devido ao domicílio do participante proposto ou por qualquer outro motivo. Membros e estudantes da Mestre Trader Limited são responsáveis por seus próprios investimentos e suas próprias contas. Toda opinião, novidade, pesquisa, análise, preços ou outras informações contidas neste site ou qualquer outro material fornecido pelo Mestre Trader e empresas associadas ou empregados são fornecidos como comentários gerais do mercado e não constituem conselhos de investimento ou solicitação para comprar ou vender qualquer contrato de câmbio, contrato de diferença ou títulos de qualquer tipo - não leva em consideração suas circunstâncias pessoais, não troque ou invista com base exclusivamente nessas informações. Ao visualizar qualquer material ou usar as informações contidas neste site, você concorda que este é material de educação geral e você não responsabilizará nenhuma pessoa ou entidade por perdas ou danos resultantes do conteúdo ou informações gerais fornecidas aqui pelo Mestre Trader, seus funcionários, diretores ou colegas. Futuros, opções e negociação em mercados alavancados têm grandes recompensas em potencial, mas também grandes riscos. Você deve estar ciente dos riscos e disposto a aceitá-los para negociar nos mercados de futuros, câmbio e opções. Não negocie com dinheiro que não pode perder. Este site não é uma solicitação nem uma oferta de futuros de compra / venda, forex, cfd's, opções ou outros produtos financeiros. Nenhuma representação está sendo feita de que qualquer conta será ou provavelmente conseguirá lucros ou perdas semelhantes às discutidas em qualquer material neste site. O desempenho passado de qualquer sistema ou metodologia de negociação não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Para evitar qualquer dúvida, o Mestre Trader e quaisquer empresas associadas, ou funcionários, não se mantêm como Assessores de Negociação de Mercadorias (CTAs). Dada essa representação, todas as informações e materiais fornecidos pela Mestre Trader e por qualquer empresa associada, ou funcionários, são apenas para fins educacionais e não devem ser considerados conselhos de investimento específicos.