Índices de Mercado – Mestre Trader

Índices de Mercado

Avanço no Tópico:

Índice de Mercado está relacionados a ações. Um índice é a média de preços de ações selecionadas, que representam um mercado ou um setor concreto. Você pode imaginar um índice como uma cesta de ações que possuem uma ampla amostra de uma indústria, setor ou economia nacional.

Índices, são vistos como um guia, de como anda a saúde financeira de determinada economia. Traders e  investidores , observam índices de perto antes de tomar decisões, pois eles ajudam a avaliar a tendência geral do mercado. Se os ânimos estão em alta, e a bolsa de valores prosperando, Índices de mercado tendem a acompanhar esse sentimento, e mantem-se em alta. O mesmo é verdade para economias que estão em declínio.

No Brasil, o Índice Bovespa, é o mais importante indicador de desempenho médio das cotações das ações negociadas na BM&FBOVESPA. Ele é formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses. Para se ter uma ideia, as ações que fazem parte do índice, representam mais de 80% do número de negócios, e do volume financeiro do mercado à vista. No Ibovespa, encontramos apenas gigantes como Ambev, Cemig, Bradesco, Itaú e Lojas Renner.

Além do Índice Bovespa, no Brasil também temos o IBrX, que mede o retorno de uma carteira teórica, composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA, em termos de número de negócios e volume financeiro, e também o IBrX-50, que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas, entre as mais negociadas na BM&FBOVESPA em termos de liquidez.

Em Portugal, o PSI20 é formado pela capitalização das 20 principais empresas listadas no mercado oficial da Euronext de Lisboa. Para ser mais exato, no momento (out 2016), esse índice é composto de apenas 18 empresas, que é o mínimo, definido pelas suas regras. Dentre essas empresas destacamos: Corticeira Amorim, CTT Correios, Montepio e o Banco Comercial Português.

Exemplos de índices peso pesados são o Standard and Poor’s 500, ou S&P500 e o índice Dow Jones.  Esses são índices conhecidos mundialmente, e que são comumente utilizados como referência para avaliar o ânimo do mercado. O índice S&P500, é composto pelas 500 empresas americanas mais capitalizadas, representando as principais industrias de sua economia. Já o Índice Dow Jones, possui um cálculo bem simples, sendo baseado na cotação das ações das 30 maiores, e mais importantes empresas dos Estados Unidos. Traders e investidores, olham para esses índices para definir a direção geral do mercado antes de tomar uma decisão.

Como todo índice é computado (tipicamente pela média ponderada) através do preço de ações de determinado setor, ele também pode ser utilizado por Traders e Investidores como uma forma de comparar retorno em determinadas operações. Se você tem ações da Ambev, por exemplo, pode utilizar o índice Bovespa para comparar o retorno do índice contra o retorno individual da ação no mesmo período, para determinar como foi seu desempenho em relação ao mercado em geral.

Índices oferecem uma segurança maior em relação a ações, pois o risco é distribuído entre outras empresas do setor, e devido ao tamanho do mercado e liquidez, esse item faz parte do portfólio diversificado do Mestre Trader.

A seguir, falaremos sobre as vantagens de investir em CFDs no lugar de Ações.


     

Aviso legal: A página mestretrader.com é apenas para uso educacional. A Mestre Trader Limited e todas as empresas associadas se reservam o direito de negar qualquer pedido para participar de cursos educacionais fornecidos pela Mestre Trader e empresas associadas se o material do curso for considerado inadequado devido ao domicílio do participante proposto ou por qualquer outro motivo. Membros e estudantes da Mestre Trader Limited são responsáveis por seus próprios investimentos e suas próprias contas. Toda opinião, novidade, pesquisa, análise, preços ou outras informações contidas neste site ou qualquer outro material fornecido pelo Mestre Trader e empresas associadas ou empregados são fornecidos como comentários gerais do mercado e não constituem conselhos de investimento ou solicitação para comprar ou vender qualquer contrato de câmbio, contrato de diferença ou títulos de qualquer tipo - não leva em consideração suas circunstâncias pessoais, não troque ou invente com base exclusivamente nessas informações. Ao visualizar qualquer material ou usar as informações contidas neste site, você concorda que este é material de educação geral e você não responsabilizará nenhuma pessoa ou entidade por perdas ou danos resultantes do conteúdo ou informações gerais fornecidas aqui pelo Mestre Trader, seus funcionários, diretores ou colegas. Futuros, opções e negociação em mercados alavancados têm grandes recompensas em potencial, mas também grandes riscos. Você deve estar ciente dos riscos e disposto a aceitá-los para negociar nos mercados de futuros, câmbio e opções. Não negocie com dinheiro que não pode perder. Este site não é uma solicitação nem uma oferta de futuros de compra / venda, forex, cfd's, opções ou outros produtos financeiros. Nenhuma representação está sendo feita de que qualquer conta será ou provavelmente conseguirá lucros ou perdas semelhantes às discutidas em qualquer material neste site. O desempenho passado de qualquer sistema ou metodologia de negociação não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Para evitar qualquer dúvida, o Mestre Trader e quaisquer empresas associadas, ou funcionários, não se mantêm como Assessores de Negociação de Mercadorias (CTAs). Dada essa representação, todas as informações e materiais fornecidos pela Mestre Trader e por qualquer empresa associada, ou funcionários, são apenas para fins educacionais e não devem ser considerados conselhos de investimento específicos.