Gap – Mestre Trader

Gap

 

 

Gap é um espaço em branco, uma lacuna.

Em Trading, Gap é um espaço em branco em um gráfico, que ocorre quando o preço de determinado ativo move rapidamente para cima ou para baixo, sem que nenhuma negociação ocorra entre esses períodos. Um gap pode ser formado por diversos motivos como grandes anúncios, divulgações de balanços, mudança em percepção de analistas ou a simples pressão de compra e venda.

Por exemplo, imagine que a empresa Pineapple Ltda. estava vendendo um novo celular, com uma nova bateria revolucionaria, e os preços das ações estavam em alta constante. De repente, em um fim de semana, enquanto não havia negociação na bolsa, notícias de que a bateria foi barrada por órgãos normalizadores por ser altamente explosiva, se tornam virais. A imagem da empresa é comprometida, e certamente isto irá refletir no preço das ações.

Na segunda feira, ao  abrir o mercado, os preços das ações da Pineapple Ltda., estavam bem abaixo do preço de fechamento da última sexta-feira. Foi formado um “gap” no gráfico. Um espaço em branco entre o último preço negociado no fechamento anterior, e o preço de abertura atual.

Gaps são divididos em 4 tipos diferentes:

Gap Comum (Common Gap)

Esse tipo de gap ocorre em preços que estão oscilando sem uma tendência definida. Um gap comum é rapidamente preenchido, ou seja, os preços voltam a faixa de negociação que foi saltada. Portanto, eles não possuem muita relevância.

Gap de exaustão (exhaustion Gap)

Gap que ocorre próximo ao fim de uma tendência, geralmente depois uma rápida alta. Esse gap é utilizado para sugerir Traders que a tendência pode estar enfraquecendo e uma correção pode acontecer. O mercado pode estar “exausto”.

Esse tipo de gap pode ser confundido com gap de continuação.

Gap de continuidade (runaway gap)

Como o nome diz, ocorre quando há uma lacuna nos preços, na mesma direção de uma tendência já definida. Esses gaps demonstram forte tendência de alta ou baixa, mas são difíceis de se identificar em seu estágio inicial, pois pode ser confundido com o gap de exaustão.

Gap de fuga ou corte (breakaway gap)

O gap de fuga geralmente ocorre no rompimento de uma região de suporte e resistência ou no fim de uma formação qualquer. Aquela área que é antecedia por uma congestão, onde os Traders estão em dúvida do que fazer.

Os preços estavam oscilando lateralmente e de repente ocorre um salto que “foge” da antiga faixa.

Ao longo do nosso programa, vamos estudar mais sobre como utilizar esses gaps em seu favor ao analisar um gráfico. Mas agora, é hora de aprender um pouco sobre slippage no próximo tópico.


     

Aviso legal: A página mestretrader.com é apenas para uso educacional. A Mestre Trader Limited e todas as empresas associadas se reservam o direito de negar qualquer pedido para participar de cursos educacionais fornecidos pela Mestre Trader e empresas associadas se o material do curso for considerado inadequado devido ao domicílio do participante proposto ou por qualquer outro motivo. Membros e estudantes da Mestre Trader Limited são responsáveis por seus próprios investimentos e suas próprias contas. Toda opinião, novidade, pesquisa, análise, preços ou outras informações contidas neste site ou qualquer outro material fornecido pelo Mestre Trader e empresas associadas ou empregados são fornecidos como comentários gerais do mercado e não constituem conselhos de investimento ou solicitação para comprar ou vender qualquer contrato de câmbio, contrato de diferença ou títulos de qualquer tipo - não leva em consideração suas circunstâncias pessoais, não troque ou invente com base exclusivamente nessas informações. Ao visualizar qualquer material ou usar as informações contidas neste site, você concorda que este é material de educação geral e você não responsabilizará nenhuma pessoa ou entidade por perdas ou danos resultantes do conteúdo ou informações gerais fornecidas aqui pelo Mestre Trader, seus funcionários, diretores ou colegas. Futuros, opções e negociação em mercados alavancados têm grandes recompensas em potencial, mas também grandes riscos. Você deve estar ciente dos riscos e disposto a aceitá-los para negociar nos mercados de futuros, câmbio e opções. Não negocie com dinheiro que não pode perder. Este site não é uma solicitação nem uma oferta de futuros de compra / venda, forex, cfd's, opções ou outros produtos financeiros. Nenhuma representação está sendo feita de que qualquer conta será ou provavelmente conseguirá lucros ou perdas semelhantes às discutidas em qualquer material neste site. O desempenho passado de qualquer sistema ou metodologia de negociação não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Para evitar qualquer dúvida, o Mestre Trader e quaisquer empresas associadas, ou funcionários, não se mantêm como Assessores de Negociação de Mercadorias (CTAs). Dada essa representação, todas as informações e materiais fornecidos pela Mestre Trader e por qualquer empresa associada, ou funcionários, são apenas para fins educacionais e não devem ser considerados conselhos de investimento específicos.