Análise de Sentimento de Mercado – Mestre Trader

Análise de Sentimento de Mercado

Avanço no Tópico:

Outro tipo de analise a ser considerada, é a Analise de sentimento de mercado. Anteriormente, falamos que os preços, em teoria, refletem todas as informações disponíveis no mercado. Infelizmente, para nós Traders, o mercado não funciona com tanta simplicidade. Se fosse tão simples, bastaria olhar para a ação dos preços, que todos os Traders reagiriam da mesma forma, em todas situações. É claro que não é assim que as coisas funcionam.

 

Cada Trader é um indivíduo, que possui suas próprias opiniões sobre o motivo pelo qual o mercado está agindo de determinada maneira, e ele expressa essa opinião na forma como irá abrir uma operação. Essa ação ajuda a estabelecer o sentimento geral do mercado, independente da informação que está circulando.

O problema é que Traders amadores, mesmo em seu coletivo, não possui força suficiente para mover mercado. Ainda que todos nós acreditássemos, que o Euro iria subir de valor em relação ao Dólar, enquanto na verdade ele estava caindo, não haveria nada que pudéssemos fazer em relação a isso. A não ser, é claro que seu nome seja George Soros ou Warren Buffett.

Apesar de ser uma forma de avaliação muito subjetiva, cabe ao Trader determinar como o mercado está “sentindo”. Será que estamos em um momento otimista (alta), ou o público em geral está pessimista (baixa), em relação ao mercado financeiro?  É claro, que você pode até optar por ignorar completamente sentimento de mercado como forma de analise, mas o Mestre acredita que manter todos os “sentidos” alertas, faz bem para o Trader.

Indicadores de sentimento

Indicadores de sentimento mostram a percentagem, ou dado bruto, de quantas operações foram abertas em determinada direção. Por exemplo, vamos assumir que 1.000 Traders estão operando em um par de moedas; se 600 abrirem uma operação de compra, e 400 abrirem uma operação de venda, 60% dos Traders estão otimistas.

Quando a percentagem de operações em um mesmo sentido atinge um nível extremo, indicadores de sentimento se tornam bastante uteis. Suponha que em nosso exemplo anterior, o número de operações de compra aumentasse para 900 contra 100 de venda. Isso indica, que há um número muito pequeno de Traders, para continuar empurrando os preços para cima, o que pode indicar uma possível reversão. Quando os preços param de subir e mostram que atingiram uma máxima, Traders que estavam em posição de compra, precisam vender seus contratos para evitar perdas com a retração dos preços. Isso acaba forçando o mercado para baixo.

Sentimento de mercado não serve como sinal de compra e venda. Nós devemos sempre esperar que o preço confirme a reversão antes de agir.

 

Agora, chega de sentimentos e vamos para algo mais mecânico. No próximo tópico, vamos falar sobre sistemas automatizados de Trading.


     

Aviso legal: A página mestretrader.com é apenas para uso educacional. A Mestre Trader Limited e todas as empresas associadas se reservam o direito de negar qualquer pedido para participar de cursos educacionais fornecidos pela Mestre Trader e empresas associadas se o material do curso for considerado inadequado devido ao domicílio do participante proposto ou por qualquer outro motivo. Membros e estudantes da Mestre Trader Limited são responsáveis por seus próprios investimentos e suas próprias contas. Toda opinião, novidade, pesquisa, análise, preços ou outras informações contidas neste site ou qualquer outro material fornecido pelo Mestre Trader e empresas associadas ou empregados são fornecidos como comentários gerais do mercado e não constituem conselhos de investimento ou solicitação para comprar ou vender qualquer contrato de câmbio, contrato de diferença ou títulos de qualquer tipo - não leva em consideração suas circunstâncias pessoais, não troque ou invente com base exclusivamente nessas informações. Ao visualizar qualquer material ou usar as informações contidas neste site, você concorda que este é material de educação geral e você não responsabilizará nenhuma pessoa ou entidade por perdas ou danos resultantes do conteúdo ou informações gerais fornecidas aqui pelo Mestre Trader, seus funcionários, diretores ou colegas. Futuros, opções e negociação em mercados alavancados têm grandes recompensas em potencial, mas também grandes riscos. Você deve estar ciente dos riscos e disposto a aceitá-los para negociar nos mercados de futuros, câmbio e opções. Não negocie com dinheiro que não pode perder. Este site não é uma solicitação nem uma oferta de futuros de compra / venda, forex, cfd's, opções ou outros produtos financeiros. Nenhuma representação está sendo feita de que qualquer conta será ou provavelmente conseguirá lucros ou perdas semelhantes às discutidas em qualquer material neste site. O desempenho passado de qualquer sistema ou metodologia de negociação não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Para evitar qualquer dúvida, o Mestre Trader e quaisquer empresas associadas, ou funcionários, não se mantêm como Assessores de Negociação de Mercadorias (CTAs). Dada essa representação, todas as informações e materiais fornecidos pela Mestre Trader e por qualquer empresa associada, ou funcionários, são apenas para fins educacionais e não devem ser considerados conselhos de investimento específicos.